![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQX6IVWeWGk0EQHhPsFECYhPcVgIVyLIvsN6UgAFv6VXJrtsvUe9TCTEoZoo_yB3sXuVDR36Cs4u1IDAhhsu6PSFTMV96Yp2ipzc9qWJxW1yUxXEGdWwtcUivEMl18OUnWsO-NbYLFRHrH/s320/tv+digital.jpg)
Jornalismo on-line provocou grandes transformações e provoca no jornalismo. isso não resta dúvida de que os meios de comunicação adora aproveitar a evolução técnológica. A imprensa, Rádio, televisão, tudo teve grandes modificações. Para melhor é claro, a televisão mesmo está sofrendo trasformações com a interatividade, a alta definição, os sistemas digitais, convergências com a informática. não é de estranhar que com o aparecimento da internet tenha gerado grandes modificações no jornalismo.
Mudou as rotinas jornalística de produção, de informação, nas formas e formatos da difusão de informação. não que isso tenha exterminado o jornalismo nos outros media, mas modificou-o, obrigando uma adaptação constante.
A internet é, neste momento, o meio de comunicação que mais torna visível a convergência dos medias. talvez mude um pouco com essa nova tecnologia que venha fazer mudanças no cenário, a televisão interativa, para onde convergirá a internet, mais calma que ainda vai demorar um pouco, pois ela não esta suficientemente disseminada. A internet possibilita aos jornais a incorporação de recursos que antes era exclusivo de rádio e televisão, por isso não vejo como concorrentes as edições on-line e impressas de um mesmo jornal, são complementares, muitas pessoas ainda compram a versão impressa ainda que consultem a versão on-line.
Eu mesma, não deixo de comprar nunca um jornal impresso mesmo que ja tenha lido noticias no mesmo jornal on-line.
O fato dos jornais terem sido os primeiros meios jornalístico a migrar para a internet contribuiu para o seu sucesso na rede, embora a dificuldade que rádios e televisões sentem para manter a mesma qualidade na internet, a custos suportáveis para a audiência, também tenha contribuído para o sucesso da imprensa on-line, quando se compara o êxito da imprensa ao insucesso da rádio e da televisão on-line. O fato é que é o texto, e não o som ou a imagem o principal recurso porquem busca informação na Internet.
Além de não concorrer apenas com outros media, os jornais on-line na Internet, vai concorrer com outros sites. A concorrência entre provedores de informação na Internet contribui para modificar o jornalismo, mas também essa é a sua garantia de sobrevivência e de crescente qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário