segunda-feira, 29 de junho de 2009

O FOGO DA VIDA E DA PURIFICAÇÃO.....



FESTA JUNINA, TRADICIONAL FESTEJO CATÓLICO COMEMORADO NO MÊS DE JUNHO, EM HOMENAGEM AOS SANTOS: SÃO PEDRO,SANTO ANTÔNIO E PRINCIPALMENTE SÃO JOÃO





Também perduraram, desde os tempos imemoriais, os costumes de acender fogueiras e tochas, que livravam as plantas e colheitas dos espíritos maus que poderiam impedir a fertilidade.

A festa de São João está também, diretamente relacionada com o elemento "fogo". Analisando mais a fundo o simbolismo deste elemento, chegaremos a seus vários aspectos.

O fogo é criação, nascimento, luz original, alegria e elemento que foi divinizado pelo homem. Este, submerso nos mistérios da noite, alegra-se quando seus olhos se abrem para a luz do dia, iluminados pelos raios benéficos do Sol. Mas o fogo também é destruidor, já que tudo queima e incinera. Esta ambivalência foi rapidamente observada pelos nossos antepassados que fizeram do fogo uma representação do bem e do mal. O fogo portanto, é princípio de vida, revelação, iluminação, purificação, mas também paixão e destruição. Dá a vida, mas volta a tirá-la e transforma-a em cinza.

As fogueiras de São João, que queimam atualmente, na noite de 23 de junho (véspera da festa de São João), eram no começo, fogos de fertilização e purificação que se acendiam no dia do Solstício de Verão, na Europa (21 de junho), justamente antes das colheitas, em honra aos deuses para agradecer as suas bondades, ou imediatamente depois, para purificar a terra.

As festividades de São João, portanto, celebram a vida, o Sol, o fogo transformador que consome o velho para criar algo novo.

TRADIÇÃO QUE CONQUISTOU OS ÍNDIOS...

Quando os portugueses chegaram com seus jesuítas ao Brasil, em torno 1500, trouxeram em sua bagagem todas as suas crenças e costumes. Alguns cronistas contam que os jesuítas foram os primeiros a acender fogueiras e tochas para comemorar a festa de São João.

Ela foi muito bem aceita pelo nosso indígena, pois se identificava com suas danças sagradas realizadas também, em torno do fogo.

Os jesuítas, muito astutos, se utilizaram do interesse do índio pelas festas religiosas para atraí-los e estabelecerem contatos com objetivos de catequese.

As festas juninas somam hoje, contribuições culturais de vários povos que aqui se estabeleceram como o passar do tempo. E, pode-se dizer, por que não, que este verdadeiro "coquetel de culturas" foi um arranjo perfeito e mobiliza romaria de turistas para apreciarem suas alegres e descontraídas festas.


quinta-feira, 25 de junho de 2009

MORRE AOS 50 ANOS UM GRANDE POPSTAR




Eu tinha 13 anos, quando "conheci" pela primeira vez, um astro na época estourou logo no primeiro clip. "Beat", me apaixonei logo de cara, adorei seu jeito de dançar, cantar, falar e sorrir, seu sorriso lindo de quem, quando criança tinha grandes sonhos.
Eu não perdia nada, comprei o primeiro LP, na época, lembro um dia quando ia no caminho da igreja com meu pai e irmãos, escutei passando no fantástico uma manchete" MICHAEL JACKSON e o seu novo clip, sai correndo pra vê-lo, não podia escutar que meu coração palpitava, como se fosse sair pela boca. assistir o culto, louca para o pastor terminar, para ir pra casa só pra não perder o clip dele. queria vê de qualquer jeito.nessa época ele ainda não tinha a doença de pele. adorava aquela côr dele, nunca esqueci, meu quarto cheio de fotos, revistas, entrevistas guardadas. a dança me contagiava, dançava escondidinha, todos os passos dele. minha mãe sorria, "aquela menina" apaixonada por ídolo, coisa de adolescente. quem nunca se apaixonou por um popstar. aquele rapaz pobre que cantava com seus irmãos, tirou a familia da miséria, e a própria família quis acabar com ele. é o preço da fama. um pai rigoroso que batia direto no caçula. acho que ele nunca teve uma infância boa. de repente aquele rapaz que abalou o mundo, virou um popstar, da noite pro dia, e um dia estava nas manchetes de polícia. sendo acusado por abuso sexual, Eu não acreditei e continuo não acreditando. hoje, eu adulta, me preparando toda feliz com sua volta aos palcos, assistindo seus clips, os ensaios para sua nova turnê, orando pra vim para o Brasil novamente, pois da ultima vez não foi possivel ir assisti-lo. quando escuto na tv a sua "morte" , olha, pensei que todo aquela loucura que tinha por ele, tinha acabado e que fosse coisa de criança, vi minha filha chorar, dizendo mamãe Michael Jackson morreu. pois ela por incrivel que pareça também gostava das músicas dele, talvez aquela dança dele, contagia as pessoas. eu parei para olhar aquela notícia triste. E como toda fâ começei a chorar por ele, e estou triste,nunca pensei que fosse me abalar assim, pois minha esperança de vê-lo um dia agora acabaram, mais meu sonho agora é de um dia poder visitar seu túmulo. ainda tenho guardado de recordação seus primeiros Lps. vocês podem até achar besteira e pensar AH Michael Jakson morreu, como se fosse qualquer um, só que ele assim como existiu Lennon, Elvis, ele também vai ficar no coração daquelas pessoas que amam, músicas de verdades com letras que mexem com o ser humano, letras que falam da realidade da vida e que se preocupa com a natureza. meus irmãos ja começaram a ligar pra mim," Lídia, tú ja sabes teu grande ídolo morreu! " é eu ja sei... morreu..... que pena, tão novo, morreu aos 50 anos. ADEUS MICHAEL JACKSON, você passou dessa vida para outra. nunca vamos esquecêr.

segunda-feira, 15 de junho de 2009
















Sábado foi tão engraçado e ao mesmo tempo fiquei tão preocupada, é porque foi o dia da mudança de faixa do karatê do meu filho Armando, ele ia mudar de faixa e eu nem sabia se ele realmente estava preparado para esse momento.quando foi na sexta feira á noite o professor dele, entregou um a lista de nomes com significados difícil, era simplesmente para ele decorar tudo, para o dia da mudança de faixa, que já seria no outro dia, ou seja faltava menos de vinte e quatro horas e meu filho tinha de aprender tudo aquilo, pode... ja estava preocupada por ele não ter aprendido os kata da faixa branca, e não sabia se ele estava preparado para mudar de faixa, pois ele tinha perdido algumas aulas.





olha não é pra menos, fiquei tão nervosa. no outro dia perguntei: -Meu filho você decorou algumas palavras... com medo da resposta dele." e ele confiante olhou pra mim e disse: decorei.. mãe devia agente se apresentar sem a presença dos pais! fui logo dizendo: se você quiser não vou... não! mãe pode ir. com uma cara tão triste, que me deu uma dor de barriga... mais fiquei tão preocupada.





quando de repente chega a hora de ir, vou logo chamando vamos, vamos, já esta na hora, e aí meu filho preparado.. ele só fez sorrir.





no caminho dentro do carro ainda eu comecei a lê o papel pra ele.. KARATÊ, SHOTOKAN, KATA, .... e ai vai, e ele começou a sorri e mandou logo eu parar de falar pois ele sabia... ah! fiquei mais animada. quando chego perto da academia que olho, Meu Deus, estava lotada, os pais estavam todos lá. me deu um nervosismo sem tamanho, entrei sorrindo e fui logo falando com as outras mães, " estou tão nervosa até parece que sou eu que vou apresentar".





de repente chamam todos para frente pois já ia começar. quando se apresentaram o meu filho sentou ao lado esperando a vez dele. apresentava de quatro em quatro, fiquei alegre, pois se ele errar alguns passinhos tem pra onde ele olhar e lembrar.





e foi passando, passando e nada de chamar o nome dele, já estava nervosa e comecei a suar, e nada. quando todos da faixa branca se apresentaram, o professor chamou um rapaz enorme dizendo que era o último da faixa branca a se apresentar. fiquei tão nervosa, e pensando "ai,! meu Deus será que ele esqueceu Armando,", e não é que tinha esquecido, olhei lá no fundo meu filho todo de Mao no queixo, com uma cara tão feia, que me assustou, agora é que vou morrer, vai fazer sozinho... mais fiquei tão nervosa, que quando o professor chamou pelo nome dele, quem levantou foi eu. e olhei pra ele.. ele sorriu, foi la pra frente e começou a se preparar para a presentar o kata. minhas amigas perguntaram, é esse teu filho? sim, mais ele esta nervoso, faltou muita aula, não sei se vai apresentar direito... mais falei pra ele que se errar não tem problema a mamãe guarda a faixa pra próxima vez."





quando olho pra frente, vejo meu filho fazendo todos os katas da faixa branca, sem errar, sozinho.. comecei a sorrir e pequei minha máquina que ainda não tinha tirado da bolsa e comecei a fotográ-lo. quando tudo terminou o professor chamou todos e falou em um discurso muito bonito, que agora vai ficar mais difícil, pois a cada mudança de faixa fica mais difícil. e eu não estava nem aí, naquele momento fui abraçar meu filho e colocar a faixa Amarela, que eu estava morrendo de medo de tirar da bolsa. e falei pra ele: "você nem me disse que sabia tudo, ficou tão calado dizendo que estava com dor de barriga e com medo, quem quase morre era eu. fiquei suando parecendo que iria desmaiar. " o danado apenas sorriu. e ainda disse: " confia mais em mim, mãe."





e aí esta ele todo sorridente, lindo com seu professor de karatê.





totalmente jeans

 olá! e como estamos ? você nem imagina o que aconteceu comigo depois da queda que já faz um ano?  não tive sossego, só vivo no medico, gent...